APRESENTAÇÃO
A presente proposta de
trabalho foi desenvolvida no ano de
2011, em uma escola municipal, para
alunos do 2º
e 3º estágios da Educação Infantil.
A idéia inicial para a realização do projeto
partiu da necessidade do corpo docente da escola em resgatar Monteiro Lobato- o
maior escritor infantil brasileiro de todos os tempos e que infelizmente não é
lido nas escolas, como deveria. As crianças o conhecem pouco, quem sabe por
causa dos textos longos e estão perdendo muito. A idéia inicial culminou com o
projeto pedagógico da escola que prioriza o lúdico, a fantasia, a brincadeira,
o faz-de-conta, as especificidades e peculiaridades da infância.
Monteiro Lobato, movido pela
indignação, antenado com o futuro, intuidor da capacidade das crianças e
sabedor das suas inteligências espertas, deu para esta criança- leitora que
escolheu como seu público com quem realmente valia a pena falar, o que tinha de
melhor: sua graça irreverente, suas histórias emocionantes, seu conhecimento
cutucador, seus personagens imprevisíveis, sua misturança fantástica do real
com o imaginário, sua crença na liberdade.
BIOGRAFIA
RESUMIDA
José Bento Monteiro Lobato
nasceu em 18 de abril de 1882, em Taubaté (SP). Filho de José Bento Marcondes
Lobato e Olímpia Augusta Monteiro Lobato. Quando criança, Monteiro Lobato
brincava com suas irmãs menores Ester e Judite, era chamado de Juca e adorava
os livros do seu avô materno, o Visconde de Tremembé. Lobato leu tudo o que
havia para crianças em língua portuguesa e vivenciou a infância. Cresceu numa
fazenda, se formou em direito sem nenhum entusiasmo, pois sempre quis ser
pintor. Foi promotor público, casou-se, teve três filhos. Viveu no interior,
nas cidades pequenas. Passou a vida escrevendo jornais, revistas... Em 1911
morreu seu avô Visconde de Tremembé e dele herdou a fazenda Buquira, neste
mesmo ano, comprou a Revista do Brasil e começou a editar, surgiu a primeira
editora nacional- Monteiro Lobato e CIA. Lutou pela campanha do petróleo no Brasil
e pelo Brasil alternou entusiasmo e depressão. Escreveu para crianças
ininterruptamente e com sucesso estrondoso. Morreu em 4 de julho de 1948,
vítima de colapso, na capital de São Paulo.
TEMA
Monteiro Lobato para ler,
contar, cantar e encantar.
PROBLEMA
Valorizamos muito a cultura
européia em detrimento da nossa, nesse contexto, percebemos a necessidade de
apresentar um autor brasileiro para
instigar a curiosidade sobre a nossa cultura e o nosso rico folclore, dessa
forma, buscamos resgatar nossa literatura.
JUSTIFICATIVA:
As recentes abordagens sobre os procedimentos de
leitura e contação de histórias para crianças pequenas afirmam que, lemos e
contamos os clássicos infantis diversas vezes e poucas vezes apresentamos
Monteiro Lobato.
Na perspectiva de contribuir com a formação de
cidadãos conscientes da sua origem, produtores de cultura, que conheçam,
valorizem nossa literatura e cultura, estruturamos este projeto de modo a
articular o reconhecimento do legado cultural brasileiro como patrimônio nosso,
promovendo o contato com a vida e obra de Monteiro Lobato, atrelada ao uso das
diversas mídias no universo infantil.
OBJETIVO GERAL:
Contribuir
com a difusão das obras de Monteiro Lobato.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
-
Oportunizar o conhecimento do autor- Monteiro Lobato e algumas de suas obras;
-Promover
apresentações teatrais de alguns dos personagens do Sítio do Pica-pau Amarelo;
-Proporcionar
a aproximação do aluno com o mundo encantado do Sítio do Pica-pau Amarelo;
-Desenvolver
a linguagem oral a partir das músicas do Sítio;
-Estimular
a memória e a percepção visual;
-Sensibilizar
os alunos quanto a valorização e a importância da nossa literatura;
-Despertar
a curiosidade;
-Estimular
a fantasia e a imaginação através de diversas atividades;
-Fazer
com que construam o hábito de ouvir e sentir prazer nas situações em que
envolvam leitura.
PÚBLICO
ALVO: Alunos entre 4 e 6 anos, (Educação Infantil).
METODOLOGIA:
Desenvolver diversas atividades sobre o tema. Realizar
duas vezes por semana de forma dinâmica
e criativa. Dentre as atividades: exposição dialogada, leitura e análise de
textos previamente escolhidos, projeção de imagens dos personagens, músicas,
produções coletivas e individuais de desenhos, exposição de trabalho em mural,
filme, produção de livro, dramatização, apresentação musical de alguns dos
personagens, visita à biblioteca pública, exploração de receitas da tia
Nastácia, captura de um Saci.
AVALIAÇÃO:
-
Durante todo o processo; RECURSOS MATERIAIS
NECESSÁRIOS:
-
Textos;
-
Papéis: ofício, cartolina, Kraft;
-Canetinhas
hidrográficas;
-Giz
de cera;
-
Revistas e jornais;
-
Cola;
-
Barbante;
-
Computador com acesso à internet;
-
Aparelho de som com microfone.
-Fantasias;
-Câmara
fotográfica;
-Filmadora:
-CDS
E DVDS do Sítio do Pica-pau Amarelo.
-Microfone;
Peneira;
-Garrafa
de vidro.
RECURSOS HUMANOS
NECESSÁRIOS:
-
Alunos;
-
Professores:
-
Pais;
-Ates;
-Gestor;
-C.P.
-
Colaboradores.
-Funcionários
do quadro.
CRONOGRAMA:
Atividade
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1
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2
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3
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4
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5
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6
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7
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Exposição dialogada
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1h/a
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Leituras: textos e letras de músicas e outros
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1h/a
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Filme
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1h/a
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Aparição de personagem /músicas
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1h/a
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Projeção de imagens/ produções coletivas e
individuais/ exposições
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1h/a
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Produção de livro
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1h/a
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Apresentação teatral pelos profs. para as crianças
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1h/a
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ROTEIRO DE
TRABALHO:
-1
- Fazer um levantamento dos
conhecimentos prévios dos alunos a cerca do tema.
- Socializar as descobertas e analisar os sentimentos envolvidos.
-Suscitar a curiosidade
sobre o autor, obra e personagens.
-Listar as informações
coletadas.
Duração: 50 minutos.
-2
- Leitura e análise da letra
das música “Sítio do Pica-pau Amarelo “
-Disponibilizar em áudio as
letras das músicas e acompanhar a leitura do texto impresso ou em cartaz
gigante.
- Discussão sobre os personagens do sítio e situações por eles
vivenciadas.
Sobre os principais personagens:
DONA BENTA: avó de Pedrinho
e Narizinho- paciente, culta, bondosa, sábia, prudente.
TIA NASTÁCIA: cozinheira,
medrosa, supersticiosa, contadora de histórias.
TIO BARNABÉ: velho sábio que
vive no sítio.
VISCONDE DE SABUGOSA: feito
de um sabugo de milho, um sábio de cartola e que sabe tudo sobre todas as
coisas.
MARQUÊS DE RABICÓ: um
porquinho que come tudo que vê pela frente.
EMÍLIA: uma boneca de pano
feita pela Tia Nastácia que tomou uma pílula falante e desembestou numa falação
sem tamanho, ela vira gente, apronta, inventa, encanta e é encantadora.
NARIZINHO e PEDRINHO: netos
da Dona Benta, crianças espertas, curiosas e inteligentes.
CUCA: uma velha, com cabeça
de jacaré, ou melhor, jacaré bípede, cabelos amarelos e uma voz horripilante.
Vive numa caverna, costuma fazer poções mágicas assim como uma bruxa.
SACI: um jovem negro com
apenas uma perna, pois a outra perdeu numa luta de capoeira. Usa gorro vermelho
e cachimbo. Anda num redemoinho de vento, é divertido, brincalhão e travesso.
Assusta os viajantes, amarra o rabo dos bichos, esconde objetos, entre outras
coisas.
OBS: AS LEITURAS DEVEM SER
VARIADAS E APRESENTADAS UMA VEZ POR
SEMANA.
EX: letras de músicas,
fábulas do Monteiro Lobato, Histórias narradas pelos personagens, entre outras.
EX: 1- letra da música
EMÍLIA
EMÍLIA
DE UMA CAIXA DE COSTURA
PANO, LINHA E AGULHA
NASCEU UMA MENINA VALENTE
EMÍLIA, A BONECA GENTE
NOS PRIMEIROS MOMENTOS DE VIDA
ERA TODA DESENGONÇADA
FICAR EM PÉ NÃO PODIA, CAÍA
NÃO CONSEGUIA NADA...
EMÍLIA, EMÍLIA, EMÍLIA
EMÍLIA, EMÍLIA, EMÍLIA
MAS A PARTIR DO MOMENTO
QUE APRENDEU A ANDAR
EMÍLIA TOMOU UMA PÍLULA
E TAGARELOU, TAGARELOU A FALAR
ELA É FEITA DE PANO
MAS PENSA COMO UM SER HUMANO
ESPERTA E ATREVIDA
É UMA MARAVILHA
EMÍLIA, EMÍLIA
EMÍLIA, EMÍLIA, EMÍLIA
EMILÍA, EMÍLIA, EMÍLIA
PARA CADA HISTÓRIA ELA TEM UM PLANO
INVENTA MIL IDÉIAS, NÃO ENTRA PELO CANO
AH! ESSA BONECA É UMA MARAVILHA!
EX: 2- Fabula
A coruja e a
águia. (do livro Fabula da Editora Brasiliense)
A coruja e a águia, depois
de muita briga, resolveram fazer as pazes.
-Basta de guerra – disse a
coruja.
- O mundo é grande e tolice
maior que o mundo e andarmos a comer os filhotes uma da outra.
- Perfeitamente – respondeu
a águia.
-Também eu não quero outra
coisa.
-Nesse caso combinemos isto:
de ora em diante não comerás nunca os meus filhotes.
- Muito bem. Mas como posso
distinguir os teus filhotes?
- Coisa fácil. Sempre que encontrares
uns borrachos lindos, bem feitinhos de corpo, alegres, cheios de uma graça
especial que não existe em filhote de
nenhuma outra ave, já sabes, são os meus.
- Está feito! – concluiu a
águia.
Dias depois, andando à caça,
a águia encontrou um ninho com uns monstrengos dentro, que piavam de bico
aberto.
- Horríveis bichos! – disse
ela. – Vê-se logo que não são os filhos da coruja. E comeu-os.
Mas eram os filhos da
coruja. Ao regressar à toca, a triste mãe chorou amargamente o desastre e foi
justar contas com a rainha das aves.
-Quê? – disse esta admirada.
– Eram teus filhotes aqueles monstrenguinhos?
Pois não se pareciam nada com o retrato que deles me fizeste...
PARA RETRATO DE FILHO
NINGUÉM ACREDITE EM PINTOR PAI.
LÁ DIZ O DITADO: quem o
feio ama, bonito lhe parece.
EX:3 Fabula
O cavalo e o burro
Monteiro
Lobato
O cavalo e o burro seguiam juntos para a cidade. O cavalo contente da
vida, folgando com uma carga de quatro arrobas apenas, e o burro —
coitado! gemendo sob o peso de oito. Em certo ponto, o burro parou
e disse:
— Não posso mais! Esta carga excede às minhas forças e o remédio é
repartirmos o peso irmãmente, seis arrobas para cada um.
O cavalo deu um pinote e relinchou uma gargalhada.
— Ingênuo! Quer então que eu arque com seis arrobas quando posso tão bem
continuar com as quatro? Tenho cara de tolo?
O burro gemeu:
— Egoísta, Lembre-se que se eu morrer você terá que seguir com a carga de
quatro arrobas e mais a minha.
O
cavalo pilheriou de novo e a coisa ficou por isso. Logo adiante, porém, o
burro tropica, vem ao chão e rebenta.
Chegam os tropeiros, maldizem a sorte e sem demora arrumam com as oito arrobas
do burro sobre as quatro do cavalo egoísta. E como o cavalo refuga,
dão-lhe de chicote em cima, sem dó nem piedade.
— Bem feito! Exclamou o papagaio. Quem mandou ser mais burro que o
pobre burro e não compreender que o verdadeiro egoísmo era aliviá-lo da carga
em excesso? Tome! Gema dobrado agora…
Duração: 50 minutos
-3
- Filme de um episódios do Sítio do Pica Pau Amarelo.
O SACI
Objetivo: Envolver e subsidiar os alunos para
etapas posteriores.
Duração: conforme o filme
-4
Visita da personagem Emília à escola: música, dança,
conversa e brincadeiras.
Emília recepcionou as crianças no portão
convidando-as para brincar, interagiu com
os pais e envolveu toda comunidade escolar no mundo encantado do Monteiro
Lobato.
A visita à escola foi um
momento mágico para todos e de muita alegria. No primeiro momento, as crianças
ficaram extasiadas, descrentes no que viam, aos poucos, foram se envolvendo com
a música, cantando e dançando juntas à personagem, após algum tempo de muita
folia, numa roda de conversa, Emília respondeu aos questionamentos das crianças
e por fim, brincou de trenzinho ao som da música EMÍLIA.
Objetivo: Proporcionar
momentos de brincar e imaginar pelo mundo da fantasia que envolve o Sítio.
OBS: Outros personagens
apareceram em outros momentos na escola:
Visconde, Cuca e Saci.
Visita do personagem Visconde de Sabugosa
Como é leitor assíduo, o
Visconde apareceu para ler uma história para as crianças, lindamente
caracterizado ganhou logo a atenção dos pequenos, foi ouvido com atenção e
também cantou, dançou, conversou e entregou as crianças aos pais no momento da
saída.
Visita da personagem Cuca
A Cuca, misteriosa como ela
só, apareceu no corredor da escola no momento em que todos estavam dentro da
sala, gargalhava com sua voz horripilante ao mesmo tempo em que convidava as
crianças para brincar. Dentro da sala, os pequenos ficaram eufóricos e logo que
a “bruxa” apareceu foi uma tremenda animação. Até porque as crianças já estavam
a espera da Cuca a qualquer momento, isto, pois haviam enviado uma carta ao
sítio convidando-a para uma entrevista na escola.
Utilizando as mídias no universo infantil, as crianças a entrevistaram
fazendo uso do microfone, filmaram e fotografaram a Cuca.
As questões elaboradas pelas crianças:
-Cuca você toma banho de
lama?
-Cuca por que você fez a
Narizinho virar pedra?
-Cuca por que você tem boca
grande?
-Você faz maldade?
-Você toma banho?
Cuca e o momento da beleza
Em sua visita, Cuca distribuiu beleza com os seus
produtos estranhos:
"creme de asa de morcego"
"pó de veneno de cobra"
"pasta de minhoca" e várias outras
poções.
Antes da despedida, a Cuca cantou com as crianças e
fez grande folia.
Visita do SACI
O saci certamente foi o
mais esperado de todos os personagens do Sítio, foi também o que provocou mais
suspense e agitação.
Primeiro, as crianças com
auxílio da professora capturaram um saci com uma peneira e o colocaram numa
garrafa de vidro. Dias depois...
...misteriosamente ouvia-se
assoviar do lado de fora da escola, mais que de repente e do nada apareceu um
saci pulando pelos arredores, por todos os lados corriam crianças, subiam nos
brinquedos do parque, iam de um lado para o outro, na tentativa do melhor
ângulo para ver o danado do saci, este subiu e desceu algumas vezes deixando
todos alvoroçados e desapareceu como que em um redemoinho de vento.
Foi incrível!
Duração: 50 minutos
-5
Apresentar no data show, uma
projeção de imagens dos personagens do Sítio.
-Após a visualização,
possibilitar produções individuais e coletivas. Ex: Na quadra disponibilizar
cartolinas, canetinhas e giz de cera e solicitar que desenhem o personagem
preferido, na seqüência organizar uma exposição.
Duração: 50 minutos
-6
Produzir com as crianças um
livro, recontar com escrita e desenho a história por eles apropriada.
As próprias crianças
sugeriram a montagem do livro, foi uma produção coletiva que contou com as
seguintes etapas:
-Apresentação do livro e da
leitura-” O SACI E O CURUPIRA” de Joel
Rufino dos Santos- EDITORA Ática.
-Roda de conversa para
definição do título.
-Produção das ilustrações.
-Roda de conversa para
resgatar o episódio assistido.
-Produção do texto coletivo
a partir das memórias das crianças.
-Crianças ditam, professor
participa como escriba.
-Professor organiza a
primeira edição.
Duração: algumas aulas
-7
A participação da tia
Nastácia foi inusitada, as crianças enviaram-lhe uma carta, cuja professora foi
a escriba, solicitando-lhe a receita do bolinho de chuva. Prestativa ela
atendeu ao pedido das crianças e prometeu vir pessoalmente logo que melhorasse
de um resfriado.
A receita chegou via correio
e foi uma verdadeira aula de culinária com um sabor todo especial.
Posteriormente a própria tia
Nastácia apareceu, cozinhou e serviu às crianças com todo encantamento do
Sítio.
RECEITA- enviada por tia Nastácia e desenvolvida pelas
crianças: Bolinho de chuva
INGREDIENTES:
*2 ovos
*2 colheres de açúcar
*1 xícara de chá de leite
*Trigo para dar ponto
*1 colher de fermento
*canela
MODO DE PREPARO:
1-Misture bem os ingredientes
até obter uma massa não muito mole e nem
tão dura.
2-Deixe aquecer uma panela
com bastante óleo para que os bolinhos possam boiar.
3-Quando estiver bem quente,
comece a colocar colheradas de massa e abaixe o fogo para que o bolinho não
fique cru por dentro.
4-Coloque os bolinhos sobre
papel absorvente e depois passe no açúcar com canela.
-8
Apresentação do teatro: os professores realizaram uma
peça teatral envolvendo a maioria dos personagens do Sítio.
A PÍLULA FALANTE
AVALIAÇÃO
Os
procedimentos de avaliação aplicados no decorrer da execução da proposta
sinalizaram pelo êxito do trabalho.
CONSIDERAÇÕES
GERAIS
A preparação,
organização, levantamento de
estratégias, elaboração de objetivos , saber, de fato, o que se queria alcançar,
considerar da escola como um todo, possibilitou uma caminhada mais segura e com
possibilidades maiores de adesão.
O trabalho foi muito bem avaliado por todos: alunos,
corpo docente, pais e convidados.
Francilene
Lírio dos Santos
Arrasou!
ResponderExcluirperfeito!
ResponderExcluirAmei!
ResponderExcluirAmei, vou utilizar com meus alunos.
ResponderExcluirÓtimo projeto. Parabéns.
ResponderExcluirMUITO BOM ESTE PROJETO ME AJUDOU BASTANTE MEU TRABALHO COM O AUTOR MONTEIRO LOBATO
ResponderExcluirEncantador este projeto
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirADOREI!! VOU ADOTAR NESTE MES PARA EDUCAÇÃO INFANTIL.
ResponderExcluirMaravilhoso, vou fazer esse semestre com meus alunos, e volto pra contar como foi a minha experiência. Muito Obrigada.
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