PROJETO OS SALTIMBANCOS
APRESENTAÇÃO
O Projeto “OS SALTIMBANCOS”foi
um sonho realizado, desenvolvida na Escola Municipal de Educação Infantil em
São Paulo, em que eu trabalho, EMEI Leonardo Arroyo, durante ano
letivo de 2012, com alunos do 2º e 3º estágios
(5/6 anos).
A obra lendária dos irmãos Jacob e Wilhelm
Grimm, explora de modo muito eficiente e com uso de elementos
lúdicos a união de um grupo de animais contra a exploração de seus patrões. As crianças apreendem a
história com grande facilidade e podem aprender sobre valores muito
importantes. Questões como união, solidariedade, justiça e diversidade são
alguns dos conceitos que a narrativa “Os Músicos de Bremen” conseguem transmitir aos que tem a
oportunidade de apreciá-la. Contudo, não podemos deixar
de apresentar também a adaptação “Os
saltimbancos” realizada por importantes figuras da música popular brasileira.
Entre outros nomes, destacamos as figuras de Chico Buarque, Nara Leão, Vinicius
de Moraes e Miúcha.
PROBLEMA
Explorar o conto Os
Músicos de Bremen de forma interdisciplinar e contemplando as expectativas de
aprendizagem para a educação infantil.
JUSTIFICATIVA:
Trabalhar com contos é de extrema importância e
muito prazeroso para o
universo infantil, em especial “os músicos de Bremen/ os saltimbancos” por se
tratar de uma narrativa permeada de elementos lúdicos, além de uma ferramenta
didática capaz de introduzir a reflexão de valores muito interessantes para a
formação dos pequenos.
OBJETIVO GERAL:
Explorar de forma interdisciplinar o conto “Os
Músicos de Bremen” e a adaptação, o musical “Os Saltimbancos”.
Cuidado de si, do outro, do
ambiente;
-Interagir com outras pessoas em situações variadas;
-Compreender e responder a entonação de voz,
expressões faciais e corporais;
-Valorizar a importância do outro;
-Desenvolver o sentimento de solidariedade;
Brincar e imaginar:
-
Reproduzir situações vivenciadas pelos personagens da história “Os Músicos de
Bremen”;
-Participar
com os colegas de brincadeiras de roda cantada e de faz-de-conta a partir do
repertório do musical “Os Saltimbancos”;
-Representar por
meio do teatro o musical “Os Saltimbancos”.
Exploração da linguagem
corporal:
-Expressar-se com o corpo;
-Desenvolver a percepção do ritmo;
-Participar de brincadeiras e danças;
-Movimentar-se ritmicamente ao som das músicas do CD
“Os Saltimbancos”;
-Imitar posturas corporais, gestos e falas dos
personagens, tanto da história quanto do musical;
Exploração da linguagem
verbal e escrita:
-Desenvolver a
linguagem oral a partir das músicas: Bicharada, O Jumento, Um Dia de Cão, A
Galinha e História de uma Gata.
-Identificar e verbalizar algumas características
dos personagens da história – permitindo reconhecer semelhanças e diferenças
entre eles;
-Identificar o espaço em que se passa a história e descrevê-lo;
-Interpretar letras de músicas a partir do contexto da história;
-Apreciar contos;
-Ampliar o repertório musical;
- Identificar as letras dos
nomes dos animais protagonistas da história;
-Registrar por meio de desenhos os personagens da história;
-Desenvolver as habilidades de observar
e ler imagens;
Exploração
da natureza e cultura
-Identificar a moradia de cada
personagem;
-Pesquisar hábitos e necessidades
básicas dos personagens / dos animais e apontar cuidados necessários à
sobrevivência dos mesmos.
Apropriação do conhecimento matemático:
-Envolver os números em diferentes
usos e funções durante a leitura e contação das histórias;
-Desenhar e interpretar imagens de
objetos, animais e pessoas a partir dos diferentes pontos de vista, bem como
descrever posição e organização no espaço.
Expressividades das linguagens artísticas:
-Observar imagens;
-Experimentar e utilizar instrumentos musicais e
materiais sonoros;
-Estimular o gosto pela criação e arte;
-Aprimorar a criatividade na construção com massa
de modelar, produção de painéis, desenho livre, colagem, etc.
-PÚBLICO ALVO: Alunos
entre 5 e 6 anos, (2º e 3º Estágios da Educação Infantil).
METODOLOGIA:
Desenvolver diversas atividades sobre o tema. Realizar semanalmente de
forma dinâmica e criativa. Dentre as atividades: leitura de imagens, leitura e
análise de histórias previamente escolhidas, apreciação de mais de uma versão
da mesma história, projeção de imagens dos animais protagonistas da história no
data show e musical, músicas, produções
coletivas e individuais de desenhos, confecção de cartaz coletivo, pintura,
dobradura, recorte e colagem, brincadeiras, dramatização e apresentação de
musical.
RECURSOS MATERIAIS NECESSÁRIOS:
- Livro: Os Músicos
de Bremen- Editora Moderna (versão em prosa e verso);
-Livro: Os Músicos
de Bremen – Editora Global;
-Textos: Letra das
músicas: Bicharada, O Jumento, Um Dia de Cão, A
Galinha e História de uma Gata.
- Papéis: ofício,
cartolina, Kraft;
-Canetinhas
hidrográficas;
-Giz de cera;
- Revistas e
jornais;
- Cola;
- Computador com
acesso à internet;
- Aparelho de som;
- Microfone;
-Fantasias;
-Câmara fotográfica;
-Filmadora:
-Data show;
-CD: Os
Saltimbancos;
-Cartazes com as
letras das músicas;
-DVD: Os
Saltimbancos.
RECURSOS HUMANOS NECESSÁRIOS:
- Alunos; - Professores:
-Ates;
-Gestor;
-C.P.
- Colaboradores.
-Funcionários do quadro.
CRONOGRAMA:
Atividade
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1
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3
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5
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6
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7
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8
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9
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Leitura de imagens e contação de história: os músicos de Bremen
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50 min
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Dobradura
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1h/a
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Leitura, interpretação de texto, desenho livre
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2h/a
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Brincadeira: dança da cadeira
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30 min
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Reconto da história por meio de painel
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1h/a
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Roda de conversa
Manuseio de livros e comparação entre a história e a adaptação
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30 min
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Vídeo: musical os saltimbancos, projetado do data show
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30 min
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Leitura da história- os saltimbancos adaptada para o teatro.
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3h/a
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Teatro
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40 min
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ROTEIRO DE TRABALHO:
REGISTRO
E ACOMPANHAMENTO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA
Atividade:
Leitura de imagens e Contação de
história
Data:
07/03/2012
Campo
de experiência: Exploração da linguagem verbal
-
desenvolver a capacidade de dar sequencia lógica aos fatos;
- esclarecer o pensamento;
- educar a atenção;
- desenvolver o gosto literário;
- fixar e ampliar o vocabulário;
- estimular o interesse pela leitura;
- desenvolver a linguagem oral e escrita.
Experiências
de brincar e imaginar
-deleitar
a criança;
-infundir o amor à beleza;
- desenvolver sua imaginação;
-estabelecer uma ligação interna
entre o mundo da fantasia e o da realidade.
Experiências com as
expressividades artísticas
-desenvolver o poder da observação;
- ampliar as experiências;
- desenvolver o gosto artístico.
Materiais
utilizados:
Livro (Os Músicos de
Bremen- Irmãos Grimm), Bichos de pelúcia (gato, burro, cão e galo), Imagens dos
bichos citados e escrita dos nomes dos mesmos afixadas na lousa.
Espaço:
Sala 1
Duração
da atividade: 50 minutos
Disposição
das crianças: Em círculos
Desenvolvimento
da atividade:
História:
Os Músicos de Bremen
1º
momento ( 20 minutos)
Iniciei a atividade
apresentando o livro, autores e fazendo uma leitura com eles da capa.
Na sequência, chamei a
atenção para as ilustrações página a página, possibilitando uma leitura
coletiva das imagens, dei-lhes um tempo, em seguida fiz alguns questionamentos:
Que animal é esse? Qual o nome dele? O que ele tem? Por que está ali? Obtive
deles uma descrição do animal e do espaço em que o mesmo se encontrava, além de
estimulá-los a prestarem atenção na linguagem visual. Muitas ideias invadiram a
classe, oportunizei a todas as crianças espaço e tempo para expressarem suas
interpretações, sentimentos e emoções.
Miguel (5B) – O cão
está com sede. (fez essa observação após ver o cão deitado e ofegante).
Natasha (5B) – O galo
canta muito, cocococococococococóóóóó!!!!!( observou o animal, se expressou e
imitou o animal imediatamente).
Pedro (6B) – Observou
que o burro estava triste e cansado.
Ayssa (6B)- Percebeu
que o burro conversou com o cão e que os dois ficaram amigos.
O resultado foi
surpreendente, posto que todos acompanharam a história e compreenderam a
sequência dos fatos a partir das imagens.
2º
momento ( 10 minutos)
Afixei na lousa as
imagens impressas de cada animal (personagem da história), identificação (nome
do animal) e a escrita do som emitido por cada um, para que as crianças
fizessem a associação da imagem com a linguagem oral e a escrita
CÃO
AU AU AU
GATO
MIAU MIAU
GALO
CÓCÓCÓÓÓÓ
BURRO
HI HOOOOOOOO HI HOOOOOOOOO
3º momento (20 minutos)
Fiz a contação da
história, bastante importante nesse momento para agregar mais informações além
das observações feitas pelas crianças e foi ilustrada com os bichos de pelúcia
o que prendeu a atenção e facilitou o entendimento.
REGISTRO
E ACOMPANHAMENTO DA PRÁTICA
PEDAGÓGICA
“Todo origami
começa quando pomos a mão em movimento.
Há uma grande diferença entre compreender uma coisa através da mente e
conhecer a mesma coisa através do tato”
Tamoko Fuse
Atividade:
Dobradura
Data:
14/03/2012
Campo
de experiência:
Expressividades das linguagens artísticas.
Material
utilizado: Papel sul fite, lápis de cor e cola.
Espaço: Sala 2
Duração
da atividade:
1h/a
Disposição
das crianças: Em grupos, sentados a mesa.
Desenvolvimento
da aula:
“O ser humano que
não conhece arte tem uma experiência de aprendizagem limitada, escapa-lhe a
dimensão do sonho, da força comunicativa dos objetos à sua volta, da sonoridade
instigante da poesia, das criações musicais, das cores e formas, dos gestos e
luzes que buscam o sentido da vida.”
(Parâmetros
Curriculares Nacionais, 1996)
Considerando importante que as crianças conheçam o
material, iniciei explorando o papel:
cor, forma geométrica, tamanho, etc. Na sequência expliquei a atividade
passo-a-passo fazendo uma demonstração na lousa enquanto todos observavam.
Para motivar as crianças, tornar a atividade
significativa e fazer relação com o projeto em andamento, foi colocado o CD “Os
Saltimbancos” na faixa 3- Um Dia de Cão, para que construíssem enquanto ouviam
a música.
Distribui o papel para cada criança e orientei-os
para que observassem a professora dobrá-lo na lousa e assim o fizessem.
Enquanto dobravam os questionava:
-Que forma geométrica tinha o papel antes de vocês
começarem a dobrar?
Rapidamente a turma respondeu.
-Que nova forma apareceu?
O aluno Pedro (6B) respondeu logo, os demais não
lembravam.
Em pouco tempo todos estavam com a dobradura do cão
em mãos. Entreguei-lhes uma folha sulfite para que colassem e identificassem o
trabalho.
OBS: Os alunos da turma 5B registraram seus nomes
com o apoio do crachá e ainda assim com dificuldade. Alguns não conseguiram.
Quanto aos alunos do 6B a maioria fez o nome sem
apoio, somente o aluno Guilherme solicitou ajuda.
Curiosidade
Friedrich Froebel (1782-18520) foi quem pela
primeira vez utilizou da arte de dobrar papel na educação infantil, o que
resultou em mudanças significativas na educação.
Avaliação
Durante o processo notei o interesse de todos e que
a realização da mesma alcançou o objetivo proposto de explorar a imaginação, a
criatividade, a concentração, aspectos psicomotores, reconhecimento de cores,
formas geométricas, além de trabalhar uma linguagem artística.
A atividade foi desenvolvida com sucesso nas duas
turmas (5B) e (6B).
REGISTRO
E ACOMPANHAMENTO DA PRÁTICA
PEDAGÓGICA
O Referencial
Curricular Nacional para a Educação Infantil- RCNEI, (1998, vol 3) ressalta a
importância do manuseio de materiais, de textos( livros, jornais, cartazes,
revistas), pelas crianças, uma vez que ao observar produções escritas a
criança, vai conhecendo de forma gradativa as características formais da
linguagem. (Paz, Mariotti, Knestech, ano,p1.)
Atividade: Leitura,
interpretação de texto e desenho livre.
Data: 21/03/2012
Campo
de experiência:
Exploração da linguagem oral e escrita.
Materiais
utilizados:
Cartaz
com o texto da música: História de uma Gata dos “Os Saltimbancos”, CD “Os
Saltimbancos”, papel sulfite, lápis de cor, lápis preto.
Espaço:
Sala
1 e Sala 2.
Duração
da atividade:
2h/a
Disposição
das crianças:
Em círculo na sala1 e sentados a mesa na sala 2.
Desenvolvimento
da aula:
1º MOMENTO
Apresentei o cartaz com o texto da música: História de Uma Gata. Fiz a
leitura do mesmo e questionei-os:
-Do que fala a música?
-Onde a Gata morava?
-O que a Gata comia?
-Qual a história que a Gata está contando?
As respostas aos questionamentos foram esperadas,
porém algumas crianças fizeram relação com gatos que têm em casa, apontando que
também alimentam e cuidam.
Felipe- ressaltou que não podemos bater nos gatos.
Ayssa- comentou que os gatos são amigos.
Observei que a maioria compreendeu o texto e relatou
com facilidade a história contada na música. Após a discussão, solicitei que
sentados no chão em círculo ouvissem a música- História de Uma Gata, o curioso
foi que aos poucos eles se apropriaram do refrão, foram levantando-se, cantando
e dançando.
2º MOMENTO
Na Sala 2, disponibilizei os materiais para que
pudessem ilustrar com desenho livre a música: História de Uma Gata.
Avaliação
Observei que todos participaram com interesse e
atenção, foram capazes de relatar o que entenderam da música, cantaram,
dançaram e apresentaram elementos da música no desenho.
HISTÓRIA DE UMA GATA
ME ALIMENTARAM
ME ACARICIARAM
ME ALICIARAM
ME ACOSTUMARAM
ME ACARICIARAM
ME ALICIARAM
ME ACOSTUMARAM
O MEU MUNDO ERA O APARTAMENTO
DETEFON, ALMOFADA E TRATO
TODO DIA FILÉ-MIGNON
OU MESMO UM BOM FILÉ...DE GATO
ME DIZIAM, TODO MOMENTO
FIQUE EM CASA, NÃO TOME VENTO
MAS É DURO FICAR NA SUA
QUANDO À LUZ DA LUA
TANTOS GATOS PELA RUA
TODA A NOITE VÃO CANTANDO ASSIM
DETEFON, ALMOFADA E TRATO
TODO DIA FILÉ-MIGNON
OU MESMO UM BOM FILÉ...DE GATO
ME DIZIAM, TODO MOMENTO
FIQUE EM CASA, NÃO TOME VENTO
MAS É DURO FICAR NA SUA
QUANDO À LUZ DA LUA
TANTOS GATOS PELA RUA
TODA A NOITE VÃO CANTANDO ASSIM
NÓS, GATOS, JÁ NASCEMOS POBRES
PORÉM, JÁ NASCEMOS LIVRES
SENHOR, SENHORA OU SENHORIO
FELINO, NÃO RECONHECERÁS.
PORÉM, JÁ NASCEMOS LIVRES
SENHOR, SENHORA OU SENHORIO
FELINO, NÃO RECONHECERÁS.
DE MANHÃ EU VOLTEI PRA CASA
FUI BARRADA NA PORTARIA
SEM FILÉ E SEM ALMOFADA
POR CAUSA DA CANTORIA
MAS AGORA O MEU DIA-A-DIA
É NO MEIO DA GATARIA
PELA RUA VIRANDO LATA
EU SOU MAIS EU, MAIS GATA
NUMA LOUCA SERENATA
QUE DE NOITE SAI CANTANDO ASSIM
FUI BARRADA NA PORTARIA
SEM FILÉ E SEM ALMOFADA
POR CAUSA DA CANTORIA
MAS AGORA O MEU DIA-A-DIA
É NO MEIO DA GATARIA
PELA RUA VIRANDO LATA
EU SOU MAIS EU, MAIS GATA
NUMA LOUCA SERENATA
QUE DE NOITE SAI CANTANDO ASSIM
NÓS, GATOS, JÁ NASCEMOS POBRES
PORÉM, JÁ NASCEMOS LIVRES
SENHOR, SENHORA OU SENHORIO
FELINO, NÃO RECONHECERÁS
PORÉM, JÁ NASCEMOS LIVRES
SENHOR, SENHORA OU SENHORIO
FELINO, NÃO RECONHECERÁS
REGISTRO E
ACOMPANHAMENTO DA PRÁTICA
PEDAGÓGICA
Atividade: Contação
de história por meio de painel.
Data: 04/04/2012
Campo
de experiência:
Exploração da linguagem oral e escrita.
Materiais
utilizados:
Painel
com texto e imagens, impressos do livro: Os Músicos de Bremen.
Espaço:
Sala
1.
Duração
da atividade:
1h/a
Disposição
das crianças:
Sentadas no tapete.
Desenvolvimento
da aula:
“Não se ensina uma criança a
escrever,
É ela quem ensina a si mesma
(...)
Cada criança possui seu caminho
próprio;
É preciso que ela viva as
situações de aprendizagem que lhe permitam ao mesmo tempo
Ter referências constantes e
Construir suas próprias
competências.”
(Jolibert)
Iniciei a atividade oportunizando as crianças
apreciarem o painel exposto. Todos puderam verificar que se tratava da história
Os Músicos de Bremen, já conhecida por todos. Após solicitei que sentassem no tapete,
expliquei que faria não uma leitura, mas uma contação e eles poderiam auxiliar
a partir das imagens, expliquei também que esta era uma versão no estilo
(lenga-lenga) história com rimas.
A contação teve por objetivo ampliar o vocabulário e
repertoriar as crianças, proporcionando o exercício da imaginação e
criatividade além de possibilitar o contato com a escrita e estímulo ao desenvolvimento de funções
cognitivas importantes para o pensamento.
Durante a contação, usei elementos expressivos, como imitação de vozes e movimentos
com as mãos e o corpo, também cantei com o auxílio das crianças por repetidas
vezes o trecho:
“EU SOU VELHO MAS SOU
FORTE,
NUNCA SOUBE O QUE É CANSAÇO.
MUITO JOVEM NÃO AGUENTA
NEM METADE DO QUE EU
FAÇO.”
Ao término da contação a maioria das crianças já
havia se apropriado do refrão, bem como da sequência de fatos ocorridos na
história.
Avaliaçã A
contação da história foi prazerosa, todos apreciaram, certamente ampliou as
experiências das crianças, o gosto pelo artístico, além de alcançar os
objetivos propostos.
REGISTRO
E ACOMPANHAMENTO DA PRÁTICA
PEDAGÓGICA
“Pra
mim, livro é vida, desde que era muito pequena os livros me deram casa e
comida.
...Foi
assim: eu brincava de construtora, livro era tijolo;
...em
pé fazia parede;
deitada
fazia degrau ou escada;
inclinado,
encostava num outro e fazia telhado.
E
quando a casinha ficava pronta eu me exprimia lá para brincar de morar em
livro.
De
casa em casa eu fui descobrindo o mundo (de tanto olhar para as paredes).
Primeiro,
olhando desenhos, depois decifrando palavras...
Fui
crescendo e derrubei telhados com a cabeça;
Mas
fui pegando intimidade com as palavras.
“E
quanto mais íntima a gente ficava, menos eu ia me lembrando de consertar o
telhado ou de construir novas casas...”
Lygia Bojunga
Nunes
Atividade: Roda
de conversa, manuseio de livros e comparação entre a história e a adaptação.
Data: 11/04/2012.
Campo
de experiência:
Exploração da linguagem oral e escrita,
Materiais
utilizados:
3
livros em versões distintas da história- Os Músicos de Bremen e 1 livro da
mesma história adaptada para o teatro- Os Saltimbancos, Máquina fotográfica,
caneta e caderno para registros da professora.
Espaço:
Sala
2.
Duração
da atividade:
1h/a
Disposição
das crianças:
Sentadas em pequenos grupos.
Desenvolvimento
da aula:
Iniciei a aula
solicitando que formassem grupos de 4 e 5 crianças. Observei que a organização
se deu por afinidade o que facilitou a sequência do trabalho, já que realizaram a leitura (práticas de leitura ou
leitura de imagens) em grupo e apresentaram ao grupo maior as descobertas
feitas.Distribui um livro para cada grupo e expliquei-lhes a atividade
passo-a-passo.
1º- Façam uma leitura
do livro em grupo (todos os integrantes deverão pegar o livro, folheá-lo, ler
as imagens e tentar descobrir a história contada).
2º - Conversem entre si
sobre a história.
3º - Compartilhem as
descobertas.
Durante a socialização,
oportunizei a todas as crianças verbalizar seu entendimento sobre a história.
Todos participaram, respeitando a vez de falar, ouvindo a participação do
amigo, comunicando-se entre o grupo, interagindo com o grupo.
Ao final da nossa
grande roda de conversa entre os grupos, percebi que as crianças fizeram
relação com seus conhecimentos prévios, posto que a história Os Músicos de
Bremen já era conhecida de todos. Observei também que alguns foram capazes de
contar o enredo respeitando a sequência dos fatos, ou seja, fizeram uma leitura
da história sem um total domínio da palavra escrita.
A aluna Anna Beatriz
Perestrelo, surpreendeu a todos com uma narrativa clara, rica em detalhes e
sequência lógica, prendeu a atenção da turma e se revelou uma contadora de
história.
Os alunos Sillas e
Gustavo demonstraram interesse, gosto pela história e conhecimento de memória.
O Gustavo percebeu de imediato que todas as histórias eram iguais e mais que se
tratava da mesma história que um dia a professora contou.
A aluna Ayssa descobriu
o nome da história assim que pegou o livro.
A aluna Aline dominou
bem a história, auxiliada pelo aluno Edson que lhe lembrava detalhes ao pé do
ouvido.
Após todos se
expressarem, expliquei a diferença entre a história: Os Músicos de Bremen
e a adaptação Os Saltimbancos.
Avaliação
O desenvolvimento da atividade foi além das
minhas expectativas, as crianças se divertiram ao realizá-lo, demonstraram
gostar da experiência do trabalho em grupo, surpreenderam quanto a compreensão
e interpretação da história, se colocaram no momento oportuno respeitando os
combinados da roda de conversa.
REGISTRO
E ACOMPANHAMENTO DA PRÁTICA
PEDAGÓGICA
"a música e a dança permitem a expressão pelo gesto e
pelo movimento, que traz satisfação e alegria. A criança aprende e se
desenvolve através dela".
STABILE
citado por ESTEVÃO (2002, p. 34).
Atividade: Vídeo-
Os Saltimbancos.
Data: 18/04/2012.
Campo
de experiência:
Exploração da linguagem oral, Exploração da linguagem corporal, Brincar e
imaginar.
Materiais
utilizados:
Projetor
multimídia, mídia: musical “Os Saltimbancos.”
Espaço:
Sala
1
Duração
da atividade:
30 minutos.
Disposição
das crianças:
Em pé, cantando e dançando.
Desenvolvimento
da aula:
"A
música como sempre esteve presente na vida dos seres humanos, ela também sempre
está presente na escola para dar vida ao ambiente escolar e favorecer a
socialização dos alunos, além de despertar neles o senso de criação e
recreação".
FARIA (2001, p. 24).
Iniciei a atividade fazendo um relaxamento com as
crianças. Em pé, trabalhamos a respiração, os movimentos amplos, membros
superiores e inferiores, cabeça, pescoço, pé e mãos.
Na sequência, expliquei que iríamos participar de um
show dos músicos Os Saltimbancos. Em coro todos gritaram: êêêêêêêêê!!!!! Liguei
o data show e da primeira a última apresentação todos cantaram e dançaram com
entusiasmo e alegria.
O repertório musical, já conhecido por eles por meio
do CD, apresentado em momentos anteriores foi aprimorado com o ritmo e a
coreografia mostrados no vídeo.
Avaliação
A apresentação do vídeo com o musical favoreceu o
desenvolvimento corporal das crianças, combinando brincadeira, música, dança e
alegria com ritmo e movimento.
Foi um momento de socialização em que possibilitamos
à criança, o aprendizado de noções de espaço, sequência, além de desenvolver o movimento criativo.
A atividade possibilitou também por meio da dança
desenvolver a expressão corporal, explorar os sentimentos e adquirir maior
autoconfiança, além de desenvolver os seguintes estímulos:
Tátil – sentir os movimentos e
seus benefícios para o corpo;
Visual – ver os movimentos e
transformá-los em atos;
Auditivo – ouvir a música e dominar o seu ritmo;
Afetivo – emoções e sentimentos transpostos na
coreografia;
Cognitivo – raciocínio, ritmo, coordenação;
Motor – esquema corporal, coordenação motora
associada ao equilíbrio e flexibilidade.
REGISTRO
E ACOMPANHAMENTO DA PRÁTICA
PEDAGÓGICA
Nosso objetivo na escola não é ter um aluno-autor, um aluno-
pintor ou um aluno compositor, mas sim dar oportunidades
a cada um de descobrir o mundo, a
si próprio e a importância
da
arte na vida humana. (REVERBEL, 1989).
Atividade:
Apresentação teatral Infantil – Musical
“Os Saltimbancos”
Data:
09/10/12
Campo
de experiência: Expressividades das linguagens
artísticas.
Material
utilizado: Fantasias; Pintura de rosto; Aparelho de som;
Microfone; Cenário (casinha, placa: BREMEN; Painel; Cones; Tapete; Almofadas;
Pufe).
Espaço:
Quadra
Duração
da atividade: 1h/a
Disposição
das crianças: Em todo o espaço da quadra, conforme a
ordem de apresentação descrita no texto do teatro.
Desenvolvimento
da aula:
Como esperado esse foi
um dia atípico na escola, todos os envolvidos estavam ansiosos, principalmente
as crianças, protagonistas da peça, estas como todo artista antes de adentrar
ao palco, sentiram um friozinho na barriga, eu então, mais que todos estava
imersa num emaranhado de sentimentos, alegria, entusiasmo, euforia, emoção e
uma felicidade imensa pela realização de um trabalho intenso.
A apresentação teve
início com a música “A Bicharada” faixa 1 do CD Os Saltimbancos, e na sequência
o narrador foi anunciando as participações e os musicais. Todos foram felizes
nas suas representações e o mais importante é que cada criança desempenhou o
seu papel com entusiasmo como que em uma grande brincadeira, fato que empolgou
à plateia convidando todos a dançar.
O desfecho do teatro
não poderia ser diferente, personagens e plateia cantando e dançando juntos. E
as crianças? Ah! Admiradas, encantadas, maravilhadas!!!!!!!!!!!!!!!
Um dos objetivos do
Projeto “Os Saltimbancos” foi possibilitar às crianças, uma vivência teatral,
além do brincar e imaginar. Posto que: o teatro contribui para o
desenvolvimento da expressão e comunicação e favorece a produção coletiva de
conhecimento da cultura.
O teatro na escola, de
acordo com os PCNS, tem o intuito de que o aluno desenvolva um maior domínio do
corpo, tornando-o expressivo, um melhor desempenho na verbalização, uma melhor
capacidade para responder às situações emergentes e uma maior capacidade de
organização de domínio de tempo.
Nesse projeto foi
possível atrelar música, dança e teatro com a mesma intensidade.
Para
que tudo isso fosse possível contamos
com a participação de muitas pessoas, portanto,
OBRIGADA!
Seria bem legal se tivesse fotos nos mostrando o plano em pratica.. bjs
ResponderExcluirParabéns
ResponderExcluirEstou muito emocionada. Ja fiz essa peca onde fui a galinha no magisterio em 77. Hoje estou repassando para neus alunos. Estou maravilhada com tudo isso. Vcs sao grandes incentivadores. Parabéns!!!!
ResponderExcluirParabéns pelo projeto!
ResponderExcluirParabéns... Belo projeto...
ResponderExcluirEstou maravilhada com esse Projeto.
ResponderExcluirFiz a galinha em 1997 no Magistério.
Hj estou espiando esse para construír um pra mim na Universidade que atuo.
Parabéns meninas. Estou viajando novamente nessa história tão linda.
Agora era bom ter as fotos
ResponderExcluir